Wednesday, June 17, 2009

ATENDIMENTO COM SIMPLICIDADE CATIVA O CLIENTE





Atendimento é a melhor maneira de não só cativar, mas surpreender o cliente. Fala-se muito nisso, mas há sempre uma gama enorme de reclamações geradas por insatisfações que poderiam ser evitadas. Vou ministrar mais um curso de ‘ Atendimento e Vendas’ e me veio à cabeça o meu fornecedor de frutas. Dia sim, dia não, vou comprar bananas na sua banca. Estão sempre no ponto que desejo, ele é muito atencioso e às vezes passo correndo e ele me pergunta: “Não vai querer banana hoje?” Acontece que nem sempre passei no banco, ou seja, estou sem dinheiro vivo, só com cartão. Mesmo assim ele diz:
”A senhora me paga depois, não tem problema!”. Só compro frutas com ele e ponto. Ele me chama pelo nome, é muito atencioso e simpático, de uma maneira simples que me faz andar mais só para comprar com ele, mesmo no corre-corre da vida. Este tipo de relacionamento entre fornecedor e cliente me faz pensar. A facilidade de sermos ouvidos pelas empresas, fazer solicitações, sugestões ou reclamações tornou-se uma grande fonte de stress. Parece que o cliente é uma peça de um jogo em quando a venda do produto/serviço é finalizada não interessa mais manter, fidelizar o cliente. Por mais que a tecnologia avance o atendimento pessoal, o vínculo, tratar o cliente como “o cliente” nos faz retornar e gerar novos negócios. Treinamento das equipes em atendimento é muito importante, como também o monitoramento e a motivação. Vamos simplificar mais as relações com os nossos clientes, fazê-los estar cada vez mais perto de nós, para sempre. Cliente não é descartável, muito pelo contrário.

1 comment: