Wednesday, June 17, 2009

ATENDIMENTO COM SIMPLICIDADE CATIVA O CLIENTE





Atendimento é a melhor maneira de não só cativar, mas surpreender o cliente. Fala-se muito nisso, mas há sempre uma gama enorme de reclamações geradas por insatisfações que poderiam ser evitadas. Vou ministrar mais um curso de ‘ Atendimento e Vendas’ e me veio à cabeça o meu fornecedor de frutas. Dia sim, dia não, vou comprar bananas na sua banca. Estão sempre no ponto que desejo, ele é muito atencioso e às vezes passo correndo e ele me pergunta: “Não vai querer banana hoje?” Acontece que nem sempre passei no banco, ou seja, estou sem dinheiro vivo, só com cartão. Mesmo assim ele diz:
”A senhora me paga depois, não tem problema!”. Só compro frutas com ele e ponto. Ele me chama pelo nome, é muito atencioso e simpático, de uma maneira simples que me faz andar mais só para comprar com ele, mesmo no corre-corre da vida. Este tipo de relacionamento entre fornecedor e cliente me faz pensar. A facilidade de sermos ouvidos pelas empresas, fazer solicitações, sugestões ou reclamações tornou-se uma grande fonte de stress. Parece que o cliente é uma peça de um jogo em quando a venda do produto/serviço é finalizada não interessa mais manter, fidelizar o cliente. Por mais que a tecnologia avance o atendimento pessoal, o vínculo, tratar o cliente como “o cliente” nos faz retornar e gerar novos negócios. Treinamento das equipes em atendimento é muito importante, como também o monitoramento e a motivação. Vamos simplificar mais as relações com os nossos clientes, fazê-los estar cada vez mais perto de nós, para sempre. Cliente não é descartável, muito pelo contrário.

Tuesday, June 9, 2009

PENSE ANTES DE FALAR...

Quantas vezes perdemos a chance de ficar calados? O cuidado ao falar pode evitar problemas, magoar pessoas e até ficar mal visto no trabalho. Boatos são uma praga nas nossas vidas. Quem não conhece a famosa "rádio-corredor?". Falar menos muitas vezes é mais!
AS TRÊS PENEIRAS
Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...Nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, apartou:

- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Peneiras? Que peneiras, chefe?

- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?

- Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que...E, novamente, Olavo é interrompido pelo chefe:

- Então sua historia já vazou a primeira peneira.Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Claro que não! Deus me livre, chefe! - diz Olavo, assustado.

- Então - continua o chefe - sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?

- Não, chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar - fala Olavo, surpreso.

- Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe, prosseguindo - Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo destas três peneiras: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas comuns falam sobre coisas, pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Autor desconhecido


Wednesday, June 3, 2009

CAMINHANDO PELA VIDA E SENDO FELIZ


Hoje acordei com uma enorme vontade de caminhar, caminhar muito. Sem medo nenhum, aproveitando o friozinho que nos surpreendeu tão de repente e que nos remete ao desejo do aconchego. Vou fazer diferente, vou encará-lo como se fosse em um dia de sol muito muito ensolarado, colorido e quente. Vou fazer diferente, vou mudar o meu caminho usual, vou andar do outro lado da calçada, vou a lugares que nunca fui, falar com as mais diferentes e tão presentes pessoas que seguem seu caminho e que eu nunca percebo. Vou imaginar quem são elas, o que fazem para onde estão indo. Será que são felizes, trabalham, tem filhos? Tavez dê boas risadas ou me emocione, talvez sinta frio ou um pouco de calor. Acho que vou tomar um sorvete, sentada perto da praia. Seria o máximo se puder sentir o cheiro da marecia, que o meu cabelo ficasse todo dessarrumado pelo vento que hoje cismou de me acordar para me fazer sentir a vida através do seu delicado sussurar. Hoje vou fazer diferente, nada de tarefas rotineiras, chatas, só deixar eu ser eu mesma, feliz e confiante, alegre e metidativa. Hoje eu vou caminhar de um modo diferente pela vida.