Thursday, May 7, 2009

VOCÊ COMO PROFISSIONAL JÁ SE SENTIU CARENTE?


Tenho conversado com vários profissionais de diferentes áreas e cargos e fiquei impressionada com o número de pessoas desanimadas e desmotivadas, com a sensação de que não são devidamente aproveitadas ou que não tem a devida atenção. Olhando para trás, pensando nas minhas atividades como colaboradora e consultora e me vi revivendo estes sentimentos. Quantas vezes me perguntava o porquê de não ser promovida ou o motivo de uma idéia não ter sido aproveitada. Cheguei a uma conclusão, pura carência. É mais fácil nos sentirmos vítimas do que parar e fazer uma auto-análise. Tentar descobrir os motivos que geram essa sensação meio patética de que outros é que não nos valorizam, que não gostam de nós é o caminho mais fácil. A questão é: Eu me valorizo? Acredito no meu potencial? Se uma idéia ou projeto apresentado não é aceito não é nenhum demérito. Pode ser que não tenha sido bem idealizado ou até mal redigido, tenha sido apresentado em um momento inadequado. Deixar a sensação de fracasso ou “ninguém me entende” te envolver é a pior coisa que você pode fazer a si mesmo.
Lembro-me claramente um momento em que, fazendo parte da equipe envolvida com o Processo de Melhoria de Qualidade, desenvolvi um projeto que envolvia a área de treinamento, a qual era responsável. Empolgada me dediquei ao máximo e tudo pronto, aproveitei uma reunião com a diretoria para apresentá-lo. Cheia de entusiasmo, comecei a apresentação. Fracasso total. O diretor simplesmente não me ouviu até o final e disse: ”Fora de cogitação, não precisa nem terminar”. Saí da sala arrasada. A secretária viu o meu estado e perguntou o que tinha acontecido e eu contei. E ela me disse: “Você não percebeu que ele está nervoso, sem paciência? Aconteceu algo muito sério, ele está péssimo”. Eu tão ansiosa que estava não percebi nenhum sinal... Lição aprendida, lição passada. Saiba o momento certo de agir, observe e aí vá em frente. Mais tarde consegui a aprovação do projeto, pois tive tempo de revisá-lo e apresentá-lo com segurança e o diretor estava aberto a me ouvir. Perceba antes de agir, não aja por impulso, No caso de não conseguir a desejada promoção tente entender o motivo. Será que não tinha expectativas demais? Será que outras competências que não tenho tenham pesado na decisão? Será que ele é mais atento, mais perceptivo do que eu? Gosto realmente do que faço? Como me vejo futuramente na empresa? Pense carinhosamente nisso e construa um futuro promissor e forte e sem carências...

No comments:

Post a Comment