Friday, April 10, 2009

AS 5 LIÇÕES DO GATO


A poucos meses um gatinho foi adotado pela família. Entrei em pânico, pois nunca tive vontade de ter um pois achava que eram animais que não interagiam com as pessoas, muito “na deles”, diferentes dos cães que são carinhosos, brincalhões, nos esperam na porta, nos fazem rir. Pois é, o gatinho chegou aos três meses de idade e para minha surpresa, parece um cachorro! Brinca, pede carinho, nos faz rir com suas travessuras.

LIÇÃO 1 – Mudar paradigmas é condição para sobrevivermos no nosso mundo, seja ele familiar, social e empresarial.

Bom, já que o gatinho já estava instalado não havia volta. Fiquei pensando o que fazer para tornar este relacionamento o melhor possível. Como não tenho experiência na área de felinos resolvi simplesmente observar o seu comportamento. Comecei a ver que há vários tipos de miados: o de fome, o de pouca fome, o de aviso que usou as pedrinhas sanitárias, o ronronar que significa alerta “eu estou aqui”. Passei a perceber quando está com vontade de brincar ou de receber carinho.

LIÇÃO 2 – Quando chegar a um novo local, observe, conheça o terreno e as pessoas com quem você vai lidar. Fale pouco, observe muito. Perceba como os outros agem, quais são as normas e comportamentos, assim as chances de não cometer erros ou gafes aumenta.

Com o passar do tempo comecei a perceber que na realidade tive receio ao saber que teria que conviver com um gato. Tive que superar isso, aceitar e entrar em entendimento com esse animalzinho com o qual não estava acostumada. E para a harmonia familiar a minha aceitação seria importante.

LIÇÃO 3 – Muitas vezes temos que vivenciar situações que nos são impostas ou surgem repentinamente. O melhor a fazer é procurar aceitar, ver o lado positivo e achar a melhor forma de conviver com a situação.

No meu trabalho de observação percebi que o gato antes de pular de um lugar para o outro fica parado em posição de alerta “pensando” na melhor estratégia, na força do impulso para atingir o objetivo.

LIÇÃO 4 – Pense muito quando tiver que tomar uma decisão. Trace a estratégia e faça o planejamento cuidadosamente, sempre tendo planos A, B e C. Calcule cada passo meticulosamente e esteja preparado para os imprevistos.

LIÇÃO 5 - Nada como mudanças e novidades na nossa vida. Muitas vezes somos surpreendidos e temos boas surpresas. Hoje estou totalmente apegada ao gato e agradeço por este presente que só trouxe alegrias e conhecimento.

No comments:

Post a Comment