Friday, August 28, 2009

A DIFÍCIL ARTE DE AGRADAR


Um velho e um garotinho iam viajando sobre um jumento por um vilarejo, quando de repente eles são interrompidos por um homem que os indagava:

- Vocês não se envergonham de viajar em cima desse pobre animal?

O velho, envergonhado, desceu de sua condução, deixando somente a criança nela, e seguiram viagem.

Mais adiante eles são novamente parados por uma mulher, que admirada, perguntou ao garotinho:

- Menino, como você é capaz de viajar sobre este animal, enquanto este pobre velho vai a pé? Você não se envergonha disto?

O garoto, enrubescido, desceu do animal, cedendo seu lugar ao velho. E novamente seguiram seu rumo.

E como por ironia do destino, mais uma vez seu trajeto foi interrompido, agora por um jovem que questionou ao velho:

- Senhor, você não se intimida em viajar sobre este jumento, enquanto essa pequena criança vai a pé?

O velho e a criança, mais que rapidamente, olharam um para o outro e fizeram um ar de indagação...

Autor Desconhecido

Monday, August 10, 2009

Thursday, August 6, 2009

HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR

Achei esta parábola muito interessante, pois fala sobre amizade, superação, objetivo e compremetimento.


Temos então a história de um gato, Zorbas, gato grande, preto e gordo, que mora numa casa perto do porto de Hamburgo. Numas férias em que Zorbas fica em casa sozinho, estava ele a apanhar sol na sua varanda, quando lhe cai de repente á sua frente uma gaivota moribunda, que depois de ter sido apanhada pela maré negra, perde-se do seu bando e faz da varanda do Zorbas o seu ultimo destino. Porém, antes de morrer, põe um ovo, e faz dois pedidos a Zorbas, o primeiro é que tome conta da pequena gaivota que irá nascer, o segundo é que a ensine a voar. Perante o estado da pobre gaivota, Zorbas aceita os pedidos, sem se aperceber do tamanho de tal responsabilidade.
Assim começa a sua aventura, que sendo fiel á sua palavra vai fazer todos os esforços para fazer cumprir a sua promessa.
Até a pequena gaivota nascer, Zorbas, que até agora tinha uma vida descontraída, vê-se com a tarefa de chocar o ovo, desta forma quando a pequena gaivota nasce, Zorbas é chamado de mama.
Neste momento, Zorbas procura os seus amigos, que o vão ajudar a cuidar da pequena Ditosa, assim a chamaram, e ajudá-lo nesta difícil tarefa. Os seus amigos são, Collonelo, um gato de alguma idade sempre pronto a dar um bom conselho, Secretário, o seu ajudante, o Sabe-Tudo, gato muito inteligente e o Barlavento, um gato marinheiro.
Com as enciclopédias do Sabetudo, com a boa vontade de todos, e com o sentido de cumprir esta obrigação a todo o custo, este pequeno grupo de gatos, começa então esta difícil tarefa, de dar umas lições de sobrevivência a Ditosa, de a ensinar a voar, e de lhe dar o amor e carinho do qual a sua mãe ficou privada.
Ditosa, integra-se bem no grupo, de tal modo que começa a achar que também ela é um gato, e que é com eles que ela quer ficar e começa então a lutar contra o esforço dos seus amigos.
Mas Ditosa é realmente uma gaivota e a sua verdadeira natureza começa a vir ao de cima, e apesar da imensa vontade de ficar com a sua “família”, a vontade de abrir as asas e voar também a invade. De tal forma que numa noite chuvosa, Ditosa finalmente abre as suas asas, segue o seu destino, e voa, deixando Zorbas com lágrimas nos olhos ao ver partir a sua amiga, mas compreendendo também a necessidade dela de seguir a sua natureza.
Texto de Luís Spúlveda