Tuesday, March 17, 2009

BRINCANDO E TREINANDO: O LÚDICO COMO FORMA DE TORNAR TREINAMENTOS AGRADÁVEIS E EFICAZES


Cada vez mais tenho certeza de uma coisa: treinamentos, reciclagens podem entediar, desmotivar e desestimular. Como sempre me coloco no lugar do treinando ou do aluno, procuro ministrar treinamentos baseados em muitas dinâmicas, exercícios e muito bom humor. Diz o ditado que se “aprende na dor”. De uma certa forma, quando erramos podemos a prender a lição, mas quando falamos em treinamento, isso não faz muito sentido. Imaginem os treinandos fazendo uma reciclagem após a jornada de trabalho, depois de um dia mais que agitado, cabeça a mil, ouvindo, ouvindo e olhando transparências ou slides sem fim. Sono na certa! Quando nos interessamos e temos atenção em algo que nos estimule, guardaremos imagens positivas, agradáveis em nossa memória, e logo o que nos foi informado flui facilmente. Tudo que pudermos fazer para que estes momentos em que atenção e a retenção são primordiais. A imagem da dor ou do sofrimento e da chatice faz com que muitas vezes apaguemos essas sensações da nossa memória.

1. Como facilitadores acho que devemos entender que não somos senhores absolutos da verdade. A opinião e a contribuição dos treinandos é muito importante para nos fazer pensar e mudar paradigmas, aprimorar o nosso trabalho. Aprender sempre.

2. Fazer com que o treinamento deixe “marcas”. Sorrir, rir e utilizar dinâmicas de descontração, como o “espanta soninho”, quando sentir que o cansaço paira no ar.

3. Usar e abusar de recursos que aumentem a atenção do treinando. Costumo utilizar além de vídeos, músicas e até poemas.

4. Ser sério, porém descontraído.

5. Deixar sempre um canal aberto para perguntas, mesmos as mais fora de propósito. Deixar claro que “pagar mico” faz parte do processo de aprendizagem. Não é vergonha.

6. Ouvir, sentir o grupo e se adequar a ele.

7. Fazer com que os treinandos busquem informações, não entregando nada de bandeja. Eu só entrego ou envio por e-mail as apostilas após o final do treinamento/curso. Vamos fazer o grupo pensar.

8. Fazer feed-back para saber a opinião do grupo sobre o treinamento.

9. Exercícios de alongamento antes de começar o treinamento sempre faz sucesso. Uso sempre, além de relaxar, descontrai.